domingo, 19 de setembro de 2010

Minhas Atividade do Modulo 01 do Curso das TIcs - Eproinfo

Atividade 1.1 
Quem sou como professor e Aprendiz?


A educação brasileira anda a pequenos passos em busca de sua renovação. Isto porque nota-se a importância do individuo ser plenamente desenvolvido cognitivamente para que o mesmo possa ocupar seu espaço na sociedade ativamente. No entanto há profissionais da educação que vêm à necessidade de  incutir nos educandos conteúdos; para que o mesmo possa estar apto a obter sucesso em provas seletivas de concursos públicos e vestibulares, constituindo esta a nossa realidade escolar.
Este sistema onde o educando é visto como uma tábua em branco a ser preenchida de conhecimentos – a educação tradicional – praticada ainda hoje por nos educadores um momento ou outro, porém não nos vemos como educadores tradicionais, pois adotamos em nossas metodologias a utilização de alguns recursos tecnológicos como a: televisão, DVD, data show e outrem, ou seja pouco mudou na realidade das nossas instituições escolares.
Morosidade pública, falta de interesse de educadores e/ou falta de equipamento e preparação adequada são entraves para que o educador possa utilizar corretamente os meios tecnológicos dispostos a seu uso. Deixando de lado a questão inerente ao estado, passamos a avaliar nossa condição enquanto educadores e nota-se que o simples de fato de estarmos dispostos a depois de exaustivas jornadas de trabalho dedicar nosso tempo a cursos de aperfeiçoamento revela que ainda não somos o professor – educador tão sonhado, mas que estamos no caminho, na perspectiva de melhorar nossa atuação.
È pratica a tentativa de fazer com que o educando construa seu saber baseado no seu prévio conhecimento e usar sua curiosidade para ampliar este conhecimento, através das fontes de conhecimento que o mesmo tem acesso, suas vivências, seu acesso a material de conhecimento além de estar apta a inserir novas metodologias no meu ensinar, porém precisa melhorar a questão de interatividade, principalmente com outros profissionais para melhoria desta atuação.

Atividade 1.4
Tecnologia Existente na escola

        A execução desta tarefa consistiu no maior desafio desde o inicio do mesmo, ao pedir um levantamento das tecnologias existentes na instituição de ensino onde leciono pouco ou nada tenho a dizer, visto que dispomos única e exclusivamente de um micro-sistem.
     A utilização deste é ocorre em situações em situações de recreação; quando vamos apresentar uma nova música, nas atividades extra-sala; como a produção de coreografias e coral para apresentações nas festas juninas e demais eventos da comunidade que formos convidados e em sala de aula ao introduzirmos algum conteúdo com uma música.
      Confesso, porém que anseio por uma mudança neste quadro e fico disponível para colaborar com este processo de modernização dos recursos, meios e metodologias da escola.

Atividade 1.5
Fichamento

      Foi sugerida na atividade a análise de uma atividade didática na qual o uso de recursos tecnológicos envolva conteúdos curriculares.  Desenvolvida para uma turma de Educação infantil –  Jardim I com 06 crianças, a atividade escolhida foi uma aula de história cujo tema é: “Os símbolos municipais” da professora Maria Aparecida Santana, no Centro Educacional “Cantinho da Tia Cida” o trabalho objetivava levar o aluno a reconhecer os símbolos do município de Solânea - PB, ler e interpretar estas distintas representações das formas onde as encontrassem e apresentar sua compreensão, por meio da comunicação verbal ou escrita, da simbologia dos mesmos. A professora iniciou seu trabalho apresentando um cartaz com a letra do hino do município escrito a mão em papel 40 e entregou aos educandos uma versão do mesmo feita em versão menor, solicitou que os mesmos observassem a leitura e depois apresentou a versão cantada do hino e em seguida(usou o microssistem) e em seguida apresentou um versão impressa da bandeira do município explicando a origem e significado das cores. Como atividade para os mesmos ele sugeriu que cada aluno fosse ao computador que fica na sala e produzisse uma replica do desenho da bandeira no programa PAINT. Como só dispõe de um computador enquanto um aluno ocupava o computador os outros iam desenvolvendo atividades alternativas como: circular as letras conhecidas na letra do hino que lhes foi entregue e faziam replicas da bandeiras com massa de modelar, de forma que ninguém ficasse desocupado. Ao final as bandeiras produzidas foram impressas e entregues aos educandos junto com a bandeira de massa de modelar.
      A atividade foi muito interessante, pois explorou junto as crianças os conhecimentos de linguagem  já obtidos, apresentou várias oportunidades de leitura aos alunos, e permitiu que os mesmos desenvolvessem habilidades múltiplas ao lidarem também com o computador.        Essas experiências são de grande importância, pois além de mostrar uma boa forma de como usar as tecnologias em sala de aula desde  as turmas iniciais mostra uma transformação nas formas de uso delas; indo além de um mero preenchimento de tempo a  um recurso real de aprendizagem.

Atividade 1.6
Relatorio dos Recursos Existentes na escola

Vivemos em um mundo onde a informação corre a uma velocidade jamais vista e se populariza também o acesso a mídias de informação ( computadores, televisão,telefones (celuar, internete e etc), do memso modo também se modifica a demanda por uma nova forma de educação, tanto por cobrança de mão de obra especializada, como da própia sociedade em busca de inviduos que corraborem melhor para com os seus, e a escola é a instituição mais cobrada para a realização desta tarefa.
Na escola a responsabilidade recai sobre a pessoa do professor. Ele é o responsavel por viabilizar os meios e formas da criança realizar o processo de aprendizagem por meio da contrução de conhecimentos , então o professor deve ser antes de tudo um aprendiz a facilitar o aprendizado dos investigadores – os alunos. Para isso o professor deve dispor de várias tecnologias e o professor deve ter consciência ética, adquirir habilidades e acima de tudo ver seu fazer pedagógico sobre um outro prisma, buscando reconhecer e adaptar as tecnologias as finalidades educacionais.

Atividade 1.7
Trabalhando por Projeto

FONTE DE PESQUISA DO PROJETO: O projeto pesquisado estava disponível nos sítios citados abaixo:
Projeto 01
·         Tema:
      Os desafios da Diferença na Escola
·         Conteúdos curriculares envolvidos:
       Temas Transversais e Ética: questões sociais, valores e atitudes;- História: personalidades reconhecidas mundialmente, líderes mundiais, relações sociais;- Biologia/Ciências: Estudo de espécie de planta nativa do país;- Português: leitura de textos, literatura infanto-juvenil;- Educação Artística: apresentação de ilustrações contidas no livro “Flor de Maio” da autora Maria Cristina Furtado, e ilustrado por Elma
·         Numero de alunos:
      30 pessoas
·         Tecnologias e mídias utilizadas:
     Computador;Livro: “Flor de Maio”, da escritora Maria Cristina Furtado; CD de cantigas referente ao livro “Flor de Maio”;Aparelho de som;*Internet;Programa slide share e Quick Tonns.
·         Duração e atitudes dos alunos:
      Duração de 4 encontros semanais de 3 horas e 30 minutos.
       As atitudes de reposta a um projeto deste geralmente é inicialmente de incredulidade em virtude das dificuldades que se encontra para executá-lo, mas ao passo que ele vai se concretizando a receptividade para essas experiências aumentam.

Atividade 1.8

Divulgando o Projeto

Este trabalho tem como participantes Professores do Curso salto para o futuro: “Os Desafios da Diferença na Escola”. Esta experiência terá aproximadamente 40 horas de duração e será executada nos meses de novembro e dezembro no NTE de Xanxerê/SC.
Todo o trabalho será publicado no blog : http://www.saltoparaofuturoxxe.blogspot.com/


Tipo de edublog: Blog Colaborativo

1- TEMA: OS DESAFIOS DA DIFERENÇA NA ESCOLA

2- OBJETIVOS

Direcionar um trabalho para os usos das novas tecnologias de informação e comunicação, das quais uma grande parte dos professores ainda encontra-se excluídos;
Utilizar o blog como recurso educacional e uma ferramenta de avaliação;Perceber como é possível a superação de limites e dificuldades, contando com a ajuda de outras pessoas e com a própria vontade de se superar. Mostrar como existem possibilidades infinitas nas situações mais adversas, contando com fatores que contribuem para tal.
3- JUSTIFICATIVA

Considerando que, atualmente, estamos presenciando a inclusão social dos diferentes em todas os segmentos da sociedade, principalmente na escola, vimos à necessidade de mostrar como é possível a superação de limites e de dificuldades. Felizmente, os mais belos exemplos de superação pessoal contam com protagonistas que têm características comuns, na maioria dos casos são pessoas portadoras de necessidades especiais.O ponto de partida para a elaboração deste plano foi o estudo do livro “Flor de Maio” da escritora Maria Cristina Furtado. A história tem como personagem principal uma pequena e infeliz borboleta que nasceu com uma deficiência na sua asa, sem condições físicas de voar. Embasados nesse contexto de luta e superação, surge à necessidade de mostrar quais exemplos da realidade mundial também passaram por adversidades e obtiveram vitória. Também, destacar alguns exemplos de superação encontrados na nossa cidade.Partindo desta reflexão levantarei três pontos essenciais que estiverão presentes nos exemplos estudados, inclusive no livro “Flor de Maio”: o objetivo de vida, a luta constante e a ajuda dos outros
.4- CONTEÚDO

 Temas Transversais e Ética: questões sociais, valores e atitudes;- História: personalidades reconhecidas mundialmente, líderes mundiais, relações sociais;- Biologia/Ciências: Estudo de espécie de planta nativa do país;- Português: leitura de textos, literatura infanto-juvenil;- Educação Artística: apresentação de ilustrações contidas no livro “Flor de Maio” da autora Maria Cristina Furtado, e ilustrado por Elma.
Criação de slide share para postar no blog, utilizando os as imagens do livro Flor de Maio ;
Criação de tirinhas utilizando o programa gratuito Quick Tonns disponível em http://www.quicktoons.com/

5- DESENVOLVIMENTO

Todo o trabalho se dará em 40 horas, distribuídos em 4 encontros semanais de 3 horas e 30 minutos.Inicialmente colocarei todos a par do trabalho que será desenvolvido.Apresentarei o blog do salto para o Futuro. http://www.saltoparaofuturoxxe.blogspot.com/. Criaremos uma conta no gmail para todas as cursistas e em seguida enviarei e-mails convidando as mesmas para serem autoras do blog. Em seguida contantar-se á história do livro “Flor de Maio” da autora Maria Cristina Furtado, para que todos tomem conhecimento do enredo trabalhado e reflitam sobre a situação. Em seguida se fará uma breve apresentação dos exemplos de superação mais conhecidos no mundo, mostrando a história de vida dessas pessoas (o músico Ludwig Van Bethoven – surdo -, o físico nuclear Stephen Hawking – tetraplégico-, os pais de Lorenzo Odone – leigos -, a luta de Martin Luther King Jr. – negro - e a vida do músico Ray Charles – cego -), contando com o auxílio de mídia, neste caso o programa de apresentação de slides. Na seqüência serão citados exemplos de perseverança e superação de pessoas da cidade.Para finalizar, passaremos um vídeo humorístico de parte de uma peça de teatro do grupo “Os Melhores do Mundo”, chamada “ A Saga de Joseph Climber”, que trata de superação. Por fim, debateremos sobre o assunto.
A seguir postaremos no Blog as tirinhas criadas e o slide share e visitaremos o blog http://porqueheloisa.blogspot.com/, para conhecer o livro POR QUE HELOISA e a opinião da autora sobre a inclusão de pessoas especiais na escola, bem como na sociedade.
Também será elaborada poesias: Distribuição de textos da série que está sendo trabalhada, onde as cursistas transformarão em poesia e publicarão no blog.

6- RECURSOS UTILIZADOS

* Computador;* Livro: “Flor de Maio”, da escritora Maria Cristina Furtado;* CD de cantigas referente ao livro “Flor de Maio”;* Aparelho de som;* Internet;
Programa slide share e Quick Tonns.

7- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Tentarei acompanhar este processo que deverá ser feito por meio da análise do debate, posterior à aula, da participação e do envolvimento no desenvolvimento das atividades, dos comentários relacionados ao assunto tratado e do conhecimento prévio sobre o tema, bem como da apropriação dos recursos tecnológicos propostos..







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